Estratégias para manter a concentração nos estudos

Apesar de ser início de ano – ou seja, férias – , muita gente tira esse período para colocar os estudos em dia, seja já pensando no próximo semestre letivo, seja pensando em um concurso. Veja estratégias úteis para manter a concentração e garantir um resultado melhor.

O estudo constante é necessário. Porém, com as férias fica difícil se concentrar. Certo? Felizmente, esse problema tem uma solução muito simples: basta um pouco de dedicação. Se você está passando por uma situação parecida, confira algumas estratégias úteis para manter a concentração nos estudos.

Estratégias para manter a concentração nos estudos: 1. Prefira estudar sozinho

Por mais divertido que pareça reunir um grupo de amigos para estudar, a verdade é que nessas situações você acaba falando mais sobre outros assuntos do que tirando dúvidas referentes à matéria. Por isso, prefira estudar sozinho. Caso você fique com alguma dúvida, leve-a para o professor no dia seguinte.

Estratégias para manter a concentração nos estudos: 2. Seja organizado

O lugar onde você estuda deve sempre estar organizado e, de preferência, silencioso. Isso contribui para a sua concentração. Deixar muitas coisas jogadas pode atrapalhar o seu foco, além de ser um desafio encontrar os materiais necessários no meio da bagunça.

Estratégias para manter a concentração nos estudos: 3. Elimine possíveis distrações

Na hora de estudar, esse deve ser seu único interesse. Nada de deixar o telefone do seu lado, tocando quando seus amigos enviam mensagens e marcam vocês em publicações nas redes sociais. Se você for utilizar o computador, resista à tentação de checar o Facebook ou o Twiiter só por cinco minutos. Esse período sempre acaba se transformando em uma hora ou mais. Se você acha que não consegue evitar a rede social, já existem diversas ferramentas que bloqueiam os sites escolhidos por você durante um período de tempo. Utilize esse recurso.

Estratégias para manter a concentração nos estudos: 4. Evite músicas em idiomas que você entende

Muitos estudantes sentem mais facilidade em estudar escutando música. Se esse for o seu caso, aproveite o recurso para conseguir o melhor desempenho possível. Porém, dê preferência a músicas em idiomas que você não entende, assim você evita desviar a atenção do que está estudando para acompanhar a letra da música.

Estratégias para manter a concentração nos estudos: 5. Respeite seu ritmo

Procure identificar em que momento você é mais produtivo e deixe as matérias mais difíceis para essa hora. Se você sentir que não consegue se concentrar por nada, não insista. Faça uma pausa curta e depois volte. Outra dica é manter intervalos regulares para descansar a mente. A frequência destas paradas depende do seu ritmo.

Estratégias para manter a concentração nos estudos: 6. Revise a matéria do dia

Se você adquirir o hábito de estudar diariamente, apenas revisando o conteúdo visto em aula, evita acumular matérias para estudar na hora da prova. Além disso, estudando as matérias do dia você faz com que seu cérebro considere aquele conteúdo como importante e, consequentemente, o memorize.

Estratégias para manter a concentração nos estudos: 7. Tenha uma programação, mas seja flexível

Crie um cronograma de estudos e procure segui-lo sempre que possível. Porém, não seja ambicioso demais nessa programação: não cumprir o que você definiu pode deixá-lo frustrado e você acabará perdendo sua motivação para os estudos. Além disso, esteja aberto a mudar uma ou duas matérias de posição se houver necessidade. Talvez você passe por momentos de dificuldade em uma matéria e precise dedicar mais tempo a ela, por exemplo.

Estratégias para manter a concentração nos estudos: 8. Não se contente apenas com a leitura

Se você costuma estudar apenas lendo os assuntos cobrados nas provas, talvez seja uma boa ideia repensar essa prática. Durante a leitura você pode ser facilmente distraído, de modo que o processo de estudar se torna muito mais trabalhoso. Já se você escreve aquilo que está estudando, tem mais facilidade para absorver e entender o conteúdo, além de mantê-lo na sua mente.

Estratégias para manter a concentração nos estudos: 9. Escreva à mão, não digite

Muitas pesquisas já mostraram que a escrita à mão é mais eficiente que a digitação quando se trata de estudar. Isso acontece porque os movimentos feitos pelo seu corpo são completamente distintos para cada letra que você escreve, enquanto no computador tudo funciona da mesma maneira. Isso significa que suas redes neurais são ativadas durante o processo de escrita, facilitando a fixação do conteúdo.

Estratégias para manter a concentração nos estudos: 10. Não faça cópias

A pior coisa que você pode fazer para manter o foco é simplesmente copiar as informações do caderno ou livro-texto. É essencial que você anote as informações por si mesmo, com resumos ou fichamento. Se você tiver dificuldades para saber o que é mais importante, pense que o resumo é uma cola para a prova: o que você não deixaria de fora? Por ter pouco espaço e tempo para consultar a cola, você deve ser conciso sem deixar de abordar os pontos principais. É assim que deve funcionar o seu resumo.

Estratégias para manter a concentração nos estudos: 11. Utilize cores

Utilize canetas coloridas para destacar os pontos principais do seu resumo. Isso ajuda a manter o foco no que é importante.

Fonte: Universia Brasil

Anúncios

6 thoughts on “Estratégias para manter a concentração nos estudos

  1. Ótimo artigo! parabéns. De todos as dicas postas, com certeza, a 9 e a 10 foram as de maior proveito. Este por ser uma mania mesmo, observada desde o colegial. Aquele pela comodidade e facilidade, principalmente quando é necessários ter e ver aqueles pequenos resumos(todos sabem que no papel é uma loucura). Fazendo modificações…

    Abraço.

    Curtir

Deixe seu comentário logo abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s