Como perder a vergonha de levantar a mão durante a aula

Muitos estudantes se apavoram com a possibilidade de perguntar algo ou responder uma pergunta feita pelo professor. Saiba como resolver esse problema e se tornar um aluno participativo.

Todo mundo concorda que perguntas nos últimos minutos de aula têm um poder altamente irritante. Mas se isso acontecer nos outros tantos minutos que uma aula possui, não vão atrapalhar em nada. No entanto, muitas pessoas ficam apavoradas apenas de pensar em levantar a mão durante a explicação do professor.

Se você é do tipo de pessoa que fica sem palavras quando precisa falar na frente de todos os seus colegas, que morre de vergonha de fazer perguntas idiotas e que prefere se dar mal na prova a tirar uma dúvida, saiba que você não está sozinho. Mas com algumas práticas simples é possível perder o medo e fazer perguntas pertinentes:

O que fazer para perder o medo de perguntar: 1. Tarefas

Antes de ir para aula, faça todas as suas tarefas, tanto as de interpretação quanto as de leitura e resolução de exercícios. Desta maneira fica mais fácil identificar quais são os seus pontos fracos.

O que fazer para perder o medo de perguntar: 2. Revisão

Antes que a aula comece, revise os pontos que você anotou sobre a aula anterior. Nas margens do seu caderno, escreva palavras chaves que te ajudarão a lembrar o conteúdo de maneira rápida.

O que fazer para perder o medo de perguntar: 3. Confiança

Sinta-se confiante a respeito do que você entendeu e o que ainda deixou brechas na sua interpretação. Parece fácil de dizer e difícil de colocar em prática, mas se você revisar o conteúdo e fizer suas tarefas, isso se tornará apenas uma consequência.

O que fazer para perder o medo de perguntar: 4. Busca

Quando o professor falar sobre determinado assunto ou fizer uma questão em sala, busque rapidamente a palavra chave relacionada com aquilo no seu caderno. Fique atento às anotações que você já fez.

O que fazer para perder o medo de perguntar: 5. Relaxe

Não viva na tensão de procurar pela “hora certa para perguntar”. Desligue-se disso e mantenha o foco na aula. Se alguma dúvida surgir, resolva-a de forma natural.

Depois de praticar esses passos, você se sentirá mais confiante para fazer – e até mesmo responder – os questionamentos que surgirem durante a aula. Quando você se sentir totalmente confiante para perguntar, vai melhorar as suas habilidades. Saiba como:

Como perder o medo de perguntar em sala de aula: 1. Não tenha vergonha

Pare de pensar que sua pergunta é estúpida ou que a sua resposta está errada. Se você estiver perguntando, mantenha em mente que a sua dúvida pode ser a de mais colegas seus. Se você precisar responder a uma questão, lembre-se que se ela estiver meio certa você já fez um ótimo trabalho.

Como perder o medo de perguntar em sala de aula: 2. Continue tentando

No começo pode ser difícil ver a sala toda em silêncio com a atenção voltada para você, mas continue tentando. Sempre que surgir uma dúvida verifique se você realmente não entendeu e então formule a questão antes de fazê-la.

Autor: Universia Brasil

Anúncios

4 thoughts on “Como perder a vergonha de levantar a mão durante a aula

  1. Venho atravs desta solicitar ao notvel prof. Matheus Passos Silva, algumas orientaes sobre o procedimento de elaborao do trabalho de concluso do curso (TCC), gostaria de recordar que estou ainda cursando o 3 Semestre do curso de Direito/3bn. Visando melhor alcance e compreenso desse to divulgado assunto, gostaria de antepor-se, e afirmo minha grande ansiedade por se tratar de um tema muito discutido pela complexidade do assunto, conforme breve dilogo tivemos nos corredores da faculdade Projeo/Taguatinga!

    Atenciosamente, Wilson B. Oliveira Direito 3bn – Faculdade Projeo/Taguatinga.

    Curtir

    • Meu caro Wilson, bom dia! Em primeiro lugar, é necessário que você defina um tema: o que exatamente quer estudar? Em seguida, comece a delimitar, ou seja, a definir o período em que você vai estudar, o local (área geográfica), quais são seus objetivos e hipóteses. Basicamente, vejo a estrutura de um projeto de TCC da seguinte forma: 1) Apresentação do tema, delimitação do tema e definição do problema; 2) Justificativa da pesquisa; 3) Objetivos (geral e específicos); 4) Hipóteses (caso existam); 5) Metodologia; 6) Referencial teórico. Tendo isso em mente, dá para estruturar algo bem legal. Veja isso e qualquer coisa me procure. Um abraço!

      Curtir

Deixe seu comentário logo abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s